Biografia

imagem-bio

Formada pela Escola de Belas Artes (UFRJ) e Mestre em Ciência da Arte (Uff), com vários cursos de aperfeiçoamento, Lorena Sender é cenógrafa, figurinista e diretora de arte e começou sua carreira no início da década de 90, sendo responsável pelo visual de mais de 30 montagens dramáticas. Em 2004 inicia também como estilista num atelier em Santa Teresa, participando de exposiçoes e showrooms em sua cidade de origem, Rio de Janeiro. Agregou às suas primeiras criações a experiência em estética visual de espetáculos, o que resultou um “estilo atemporal”, com toques orgânicos e um cuidadoso tingimento artesanal. 
Brasileira de nascimento, carioca de paixão, com cidadania espanhola, sempre na rota “Gaudí-Niemeyer”, entre Barcelona e Rio de Janeiro, se considera uma carioca-barcelonizada.
Integrou equipes de criação em cenografia e figurino, além da coordenaçao de acervo de vestuario e produção de arte (tv Globo). No meio acadêmico, como professora universitária, UFRJ e UVA.
Completou parte de seus estudos com o curso Branding – A construção da Identidade de Marca, com Inma Urrea e Audrey Bartis, no Museu Têxtil e de indumentária de Barcelona (DHUB), 2007.
Fez o lançamento de sua primeira coleção oficial em Barcelona, 2007 e em seguida inaugurou seu atelier. Participou do Salão Internacional de Moda de Madrid em julho de 2008, quando foi recomendada ao Salão Rendez-Vouz, Prêt-à-Porter, Paris e em novembro do mesmo ano foi selecionada pela Generalitat de Catalunya para formar parte do seu time de Estilistas. Membro da Associació de Moda Sostenible de Barcelona (MSBCN), considera importante a fusão entre moda e meio ambiente e dedica 30% a cada nova coleçao ao upcycling
Em teatro, entre Rio e Bcn, coordena oficinas de criaçao e assina projetos visuais como os da Cia. de Teatro La Textual e Los Magníficos.
Membro e colaboradora do grupo de estudos Forum Atenas – filosofia, ciência e artes , escreve artigos sobre cultura e processos de criação a partir do blog ProEspaçoCult, de sua autoria.
Por sua formação e sua vivência artística – ambas de caráter multidisciplinar, Lorena encontra inspiraçao em diversas disciplinas que compreendem aspectos da natureza, ciência ou arte, sem perder de vista sua raíz teatral